quarta-feira, 6 de julho de 2011

Inglaterra quer jogos educativos nas salas de aula


dori_mat_05.07.11
E enquanto por aqui entregamos à nossas crianças livros ensinando que falar corretamente pode constranger aqueles com menos estudo, na Inglaterra o secretário de educação Michael Gove, disse durante um discurso que as escolas precisam se adaptar e passar a utilizar mais jogos educacionais para ajudar as crianças a aprender. Citando o trabalho de Marcus du Sautoy, professor de matemática em Oxford e que participa do site Manga High, o política declarou:
Quando as crianças precisam resolver equações para obter mais munições para atirar em aliens, é fantástico o quão rápido elas podem aprender. Tenho certeza que este campo de jogos educacionais possui um enorme potencial para o ensinamento de matemática e ciência e sei que o Marcus está pensando em como ele pode criar jogos para implementar conceitos avançados para crianças nos primeiros anos na escola.
Precisamos mudar os currículos, provas e ensino para acompanhar a tecnologia. O novo ambiente de escolas será um ecossistema fértil para experimentações e difusão de ideias bem sucedidas. Nós inequivocadamente acreditamos que a matemática e a ciência são o centro para melhorar nossa sociedade e economia.
No momento o departamento de educação britânico está trabalhando na criação de jogos que ensinem matemática em parceria com a fundação Li Ka Shing de Hong Kong e o Instituto de Pesquisa de Stanford e se iniciativas como essas existissem por aqui quando eu era criança, talvez hoje eu conseguisse entender como uma reforma – paga com dinheiro público, claro – num estádio de futebol pode custar quase um 1 bilhão de reais.
Seria uma ótima idéia usar aqui nas nossas escolas, quem sabe assim os alunos se interesse mais em participar da escola.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mangahigh agora no Brasil, e em português!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais

 
Powered by Blogger