sexta-feira, 8 de junho de 2012

O que são as faculdades e universidades de hoje?



Hoje em dia o comércio educacional tem se tornando um dos mais promissores no mercado, principalmente quando falamos em ensino superior ou técnico.
Podemos perceber que o número de pessoas que freqüentam esses institutos de ensino tem aumentado aceleradamente, uma boa explicação para isso podemos começar citando a administração do país, que desde o governo Lula, o caminho para o ensino superior ficou bem mais fácil, como a inserção de estudantes pela nota do Enem, oferecendo bolsa de estudo integral, em instituições privadas e levando investimentos as instituições públicas para que possam aumentar sua capacidade de ensino.
Claro que poderíamos está muito mais avançado nessa questão de educação. Porém, infelizmente os brasileiros demoraram muito para abrir os olhos, e enxergar que só a educação pode construir um país forte. Antigamente era difícil conhecer alguém que estivesse freqüentando uma faculdade, já hoje temos uma situação totalmente diferente é claro que muitas pessoas ainda não desenvolveram o habito do estudo, mas aos poucos acredito que seremos um país referência nesse quesito, pois é indiscutível a capacidade do brasileiro de criar, consertar, desenvolver e inovar e acredito que assim que nós coloquemos essa capacidade em estudo e desenvolvermos a mesma nos destacaremos a nível mundial.
Mas é claro que existe o outro lado da moeda. Será que todas essas pessoas que freqüentam as instituições realmente estão para estudar? Ou estão apenas interessados em conhecer novas pessoas, participar do mundo que alguém que nada tinha a fazer criou e disse ser incrível que é o mundo dos universitários? O que vemos hoje em faculdades são festas, consumo de álcool, drogas, e outras coisas da qual todo universitário conhece.
Podemos perceber a grande quantidade de pessoas desinteressadas na sala de aula. Em minha experiência nos dois setores de ensino o publico e o privado puder perceber que as pessoas de classe mais altas são as mais desinteressadas na aula, querem apenas ir para o bar mais próximo, ligar o som do carro e tomar cerveja se achando o fodão… é totalmente lamentável ver esse tipo de comportamento mais infelizmente faz parte da realidade brasileira, claro que não podemos generalizar.
Um dos casos recente que pode mostrar bem essa realidade foi a revolta feita na USP-SP onde pessoas que se dizem estudantes, fizeram a maior zorra e quebraram tudo, muitos deles quebravam depois entravam em seu carrão e iria pra casa, ou seja são pessoas de classe alta que promovem o problema. E tudo aquilo porque alguns queriam fumar maconha em paz. Já que entendem tanto de constituição deveriam saber que ainda não é liberado o uso de maconha no país e se dependesse de mim nunca seria, até porque mesmos os usuários deveriam está na cadeia, porque dói saber que diariamente pessoas morrem para poder sustentar o vicio de outras pessoas.
Portanto pessoas que já freqüentam ou pretendem freqüentar uma faculdade, por favor, pelo bem próprio e bem do país, seja você mesmo, caso esteja querendo ir para ser achar uma pessoa mais extrovertida, procure um psicólogo que é mais barato, caso não tenha o interesse de estudar não tome a vaga de alguém que realmente queira.

Texto do Bento Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais

 
Powered by Blogger